APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Cleberson Santos | Jariza Rugiano

Notícia

Publicado em 10.06.2022 | 12:06 | Alterado em 24.06.2022 | 17:12

Tempo de leitura: 3 min(s)

Após dois anos tendo que ouvir um forrózinho e fazendo nossos quitutes apenas em casa, finalmente poderemos aproveitar (com todos os cuidados) uma das épocas mais gostosas do ano: as festas juninas.

Além das tradicionais festividades nas paróquias que celebram os três santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro), também haverá eventos nas casas de cultura, escolas e praças, com música ao vivo que vai do forró a baile black, e claro, muita comida típica.

A Agência Mural montou um guia com algumas das melhores quermesses nas periferias da Grande São Paulo. Todas são gratuitas e muitas delas vão até o comecinho de julho, com bastante tempo para se planejar e aproveitar. Então, ajeite sua bota, vista seu chapéu e confira a lista!

Zona Norte

O destaque por lá são as festividades na Casa de Cultura Vila Guilherme (Praça Oscar da Silva, 110), também conhecida como Casarão. O espaço, que completa seis anos neste mês, estará aberto todos os sábados (a partir das 16h) e domingos (a partir das 15h) de junho.

Neste sábado (24), a casa promoverá uma festa “Queernina”, voltada ao público LGBTQIA+, com show dos cantores de “pocnejo” Gali Galeu e Gabeu.

No Tremembé, a Paróquia São Pedro (Rua Amália Lopes Azevedo, 222A) fará a festa nos fins de semana até o dia 26 e também no dia 29 (quarta), dia do padroeiro. As comemorações começam a partir das 16h, e às 19h ainda tem um bingo para quem quiser arriscar a sorte.

E tem mais:

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Endereço: Praça Nossa Senhora da Candelária, 01, Vila Maria

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26 de junho, a partir das 18h

Quermesse na Praça – Paróquia São Luís Gonzaga

Endereço: Praça Dom Pedro Fulco Morvidi, Vila Pereira Barreto

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26 de junho, a partir das 18h

Zona Sul

A Praça do Campo Limpo recebe uma festa repleta de shows, barracas e até parque de diversão. A quermesse rola até o dia 3 de julho, nas sextas, sábados, domingos e até no feriado de Corpus Christi, e contará com bandas conhecidas, como Negritude Júnior e Djavú. 

Outra festa famosa na região é a da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Rua Luís da Fonseca Galvão), próxima ao metrô Capão Redondo. Mas atenção que as festividades ali começam só em julho, nos fins de semana dos dias 10 e 16

E tem mais:

Festival Junino no Mirante Parelheiros

Endereço: Estrada Engenheiro Marsilac, 4675, Parelheiros

Quando: Todas sextas, sábados e domingos de junho, a partir das 17h

Festa Junina da Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651

Quando: Sábado, dia 25/6, a partir das 12h

Quermesse em Diadema, na Grande São Paulo @Pascom – Paróquia Imaculada Conceição

Zona Leste

Quentão, batata frita, churrasco, bolos, salgados, vinho quente, caldos, pizza… Tudo isso te espera na festa junina da Catedral São Miguel Arcanjo (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11) em São Miguel Paulista. A “comilança” lá rola até o dia 10 de julho, a partir das 18h nos sábados e das 17h nos domingos.

No Jardim Romano, o coletivo Acuenda promove no dia 25 de junho o Arraiá das Drags (Rua Adobe). Além da culinária junina, caldos e bebidas quentes, a festa também terá show de forró, apresentação de artistas drags e quadrilha junto com o público.

E tem mais…

Paróquia Santo Agostinho

Endereço: Rua Roberto Medeiros, 265, Cohab José Bonifácio

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 18h

Paróquia São Mateus Apóstolo

Endereço: Rua Antônio Previato, 1343, São Mateus

Quando: Sábados a partir das 19h30 e domingos a partir das 18h, até o dia 10/7

Paróquia São Pio X e Santa Luzia

Endereço: Avenida Sapopemba, 1500, Vila Regente Feijó

Quando: Sábados e domingos, até o dia 3/7, a partir das 18h

Zona Oeste

Pela ZO, o destaque fica por conta das festas das casas de cultura. A do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13) fará a sua quermesse todos os sábados de junho, das 13h às 21h. No dia 25, o forró fica por conta da banda Sainha de Chita.

No Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1100), a festa rola aos sábados e domingos até o dia 25 e com direito a bandas famosas. No dia 12, o Bicho de Pé leva xote para o dia dos namorados, e no dia 18 tem o som do Trio Virgulino.

E tem mais…

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Francisco Ferrari, 130, Parque Continental

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 18h

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Endereço: Av. General Asdrúbal da Cunha, 266, Jardim Arpoador

Quando: Sábados e domingos, até o dia 26/6, a partir das 11h

Grande SP

Com expectativa de receber cerca de 250 pessoas por noite, a quermesse da Paróquia Sagrada Família (Estrada dos Casas, 3.800) em São Bernardo do Campo, é uma boa pedida inclusive para quem quer curtir as comidinhas em casa.

“Pelo delivery, entregamos para os bairros da região da Paróquia e outros bairros de São Bernardo. As entregas começam às 18h30 e vão até as 21h30”, conta Daniel Tomé da Silva, coordenador geral da comunidade.

Já quem for à Paróquia ainda terá a chance de brincar no bingo. “O pessoal gosta muito de edredom, de eletrodomésticos, de coisas para casa. Tem bastante variedade na nossa barraca”.

Em Mogi das Cruzes, na Paróquia Santo Antônio (Av. Brasil, 574) vai ter festa sábado, domingo e na segunda, dia 13, data do padroeiro e “santo casamenteiro”, durante o dia inteiro. Além das comidas típicas da época, também é possível experimentar o “Afogado”, ensopado famoso na cidade.

E tem mais…

Catedral de Santo Antônio

Endereço: Avenida Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco

Quando: Sábados e domingos, até o dia 31/7, durante o dia inteiro (R$ 5 de entrada a partir das 18h)

São João de Diadema, com concurso de quadrilhas

Endereço: Praça da Moça

Quando: De terça a sexta, das 18h às 22h, sábados e domingos, das 15h às 22h, até o dia 3/7

Arraial de Santo Antônio

Endereço: Avenida Alfredo Maluf, 235, Vila Alto de Santo André, Santo André

Quando: Sábados e domingos, até o dia 3/7, a partir das 18h

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Jariza Rugiano

Jornalista. Gosta de andar por aí de bicicleta, encontrar os amigos, filmes, livros, shows e colecionar memes. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE