APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Grupos de mulheres, LGBTs e ciclistas cobram ações para candidatos em Mogi das Cruzes

Foram eviadas demandas aos candidatos para reduzir a violência contra a mulher, medicas contra o preconceito e mais mobilidade urbana

Image

Arquivo Pessoal

Por: Jessica Silva

Notícia

Publicado em 15.11.2020 | 8:23 | Alterado em 22.11.2021 | 16:13

Tempo de leitura: 3 min(s)

Em uma tentativa de que a próxima gestão avance em propostas, coletivos e associações de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, se articularam para enviar bandeiras aos candidatos à prefeitura da cidade. A votação é neste domingo (15).

Entre eles, estão os coletivos Impacto feminista, Fórum Filhas da Luta e as Promotoras Legais Populares, que defendem a criação de políticas publicas voltada às mulheres. 

A Associação Fórum Mogiano LGBT cobra os direitos da população LGBTQIA+ da cidade bem como sua visibilidade. Por fim, o Coletivo MTB Mogi luta por propostas de mobilidade urbana paras os grupos de ciclismo que pertencem a região.

“Entregamos aos candidatos a prefeito da cidade uma carta propondo políticas públicas para o empoderamento das mulheres e, principalmente, políticas preventivas que contribuam para o fim das violências às mulheres”, diz a professora aposentada Marly Barbosa Siqueira, 69, integrante do grupo.

Image

Cidade tem mais de 300 mil eleitores @Ney Sarmento/PMMC

O Coletivo Impacto Feminista está presente na cidade desde 2014 e tem como princípio a busca pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. 

Neste ano, as integrantes elaboraram uma carta enviada para todos os candidatos de Mogi das Cruzes via WhatsApp. Apenas Miguel Bombeiro (PROS) e Rodrigo Valverde (PT) deram retorno. O coletivo declarou apoio a Valverde.

O coletivo também optou por apoiar e chamar a população para o voto nas mulheres da cidade. “Decidimos chamar a população mogiana para mostrar a importância de se colocar mais mulheres na Câmara de Mogi uma vez que somos 53% do eleitorado”, ressalta Marly.

No caso das Promotoras Legais Populares do estado de São Paulo, elas fizeram uma ação durante a campanha eleitoral. O grupo é uma organização nacional que atua há 26 anos no estado e tem a 5ª turma em Mogi das Cruzes. 

”Enviamos para todas as candidatas e candidatos que apresentaram propostas específicas em relação à violência contra mulher, ou que falaram sobre em suas exposições”, explica Márcia Cunha dos santos, 39, professora e integrante do grupo.

Segundo o grupo, algumas pessoas assinaram, outras não deram retorno. “Houve também pessoas que não mandamos a carta e que entraram em contato pedindo pra assinar, o que foi uma surpresa positiva”, diz Márcia. 

No mesmo caminho, o Fórum Filhas da Luta, optou por declarar apoio a Valverde. Segundo as integrantes desse coletivo, a atual coligação do candidato compartilha com os princípios do grupo que defendem a integridade da mulher. 

Mari Mendes, 40, coordenadora do Fórum, enfatiza que o coletivo formado somente por mulheres possui diferentes posicionamentos políticos. “Não somos petistas. Apoiamos o fortalecimento da esquerda em um momento de retrocesso e não o partido dos trabalhadores.”

O coletivo decidiu não elaborar uma carta compromisso por falta de tempo, e assinaram em conjunto a carta das Promotoras Legais Populares.

“No fórum nós decidimos que a conjuntura política no Brasil é muito emblemática e que a alternativa de não se posicionar neste momento, seria um equívoco. Em discussão interna decidimos apoiá-lo pública e coletivamente.” conclui Mari.

Image

Integrantes do coletivo Associação Fórum Mogiano LGBT em um evento de Formação e Comemoração de data LGBT em Mogi das Cruzes. @Arquivo Pessoal

Já a Associação Fórum Mogiano LGBT de Mogi das Cruzes se declarou isenta ao apoio à candidatura de prefeitos da cidade, segundo a atual presidente Regina Maria Tavares, 57, 

Atuantes desde 2013, a associação é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que defende a cidadania e os direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O grupo também idealizou um documento que foi enviado para os candidatos com pautas relacionadas à defesa e visibilidade da população LGBTQIA+ da cidade que foi enviada aos candidatos e disponibilizada nas páginas de redes sociais da associação.

Image

Luciano Aparecido da Silva, 47, monitor de música, mora no bairro do Alto do Ipiranga em Mogi das Cruzes e pertence ao Coletivo MTB Mogi @Arquivo Pessoal

O Coletivo MTB Mogi (Mountain Bike) também não apoia nenhum nome, mas tem cobrado bandeiras de melhoria na mobilidade urbana do município.

A principal pauta do grupo é a inclusão do tema nos programas de governo. De acordo com o monitor de música Luciano Aparecido da Silva, 47, que participa do MTB desde 2015, o coletivo luta para ter uma “ciclovia Leste-Oeste” que vai ligar a cidade de Suzano com o bairro Cezar de Souza em Mogi. 

“É uma ciclovia que vai beirando a linha do trem, isso é um projeto que estamos lutando pra conseguir, já até conversamos com o pessoal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para entender um pouco mais sobre o assunto” relata.

A cidade possui sete candidatos à prefeitura, sendo o atual prefeito e candidato à reeleição Marcus Melo (PSDB), Caio Cunha (Podemos), Felipe Lintz (PRTB), Fred Costa (PDT), Michael Dela Torre (PTC), Miguel Bombeiro (PROS) e Rodrigo Valverde (PT).

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jessica Silva

Jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Pedagogia e Mestra em Educação pela PUC-SP. Ama fotografias, séries, filmes e não vive sem Netflix. Correspondente de Mogi das Cruzes desde 2013.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE