APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Luiz Lucas

Notícia

Publicado em 12.01.2022 | 19:45 | Alterado em 27.02.2024 | 16:35

Tempo de leitura: 4 min(s)

PUBLICIDADE

Para Alex Sousa, 20, a bicicleta permite uma conexão com a cidade. Morador de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, ele pedala desde os oito anos. Aos 13, a pedalada ganhou um movimento que começou a ganhar força em várias periferias de São Paulo.

“O desafio era só tirar a roda do chão, a gente não sabia que iria se tornar o que é hoje”, conta o criador do grupo “A Rua é Grau”, formado por jovens que usam a bicicleta para fazer manobras em espaços da cidade. “Na época que eu comecei, a gente ainda não chamava de grau, era empinar”, relembra.

O estilo pouco a pouco é visto como um novo esporte de rua. O grau é uma manobra específica e consiste em andar com a roda da frente para cima e a roda de trás no chão. Daí surgem algumas variantes, como a manobra “automático”, que é andar sem as duas mãos e o “quebrão”, que é desviar de algum obstáculo.

Há outras mais complicadas, como a “suicida”, movimento de colocar os pés no banco. “Era uma coisa muito de desafio, adrenalina. Quando você é mais novo você não vê o risco que está correndo”, diz Alex.

Um dos membros do “A Rua é Grau” é Gustavo do Vale, 18, morador do Jardim São Luís, também extremo sul da capital. Um vídeo dele no TikTok mostrando o encontro de jovens teve mais de 1 milhão de visualizações.

Gustavo do Vale começou com o grau aos 13 anos e hoje viraliza na internet com vídeos das manobras @Luiz Lucas/Agência Mural

“Comecei com o grau por volta dos 13 anos, por conta dos meus amigos do bairro que me inspiraram”, conta.

Utilizar equipamentos de segurança durante os treinos é indispensável, contam os ciclistas, mas muitas pessoas não seguem essa dica. “Quando comecei eu ia de chinelo e short, nem camiseta usava. Nunca caí e me machuquei ao ponto de sentir medo de tentar de novo”, explica Gustavo.

Os encontros ganharam força na região central desde o começo da pandemia de Covid-19. Segundo Alex, o período de isolamento reuniu vários adolescentes de 14 e 15 anos, que tinham uma bicicleta e pedalavam só perto de casa. Os últimos eventos foram na Avenida Paulista, Vale do Anhangabaú e Largo da Batata.

“A ideia de ocupar o centro é popularizar [o grau] para que a gente não sofra mais esse preconceito”, afirma.

“Normalmente quando as pessoas veem outras semelhantes a mim, que vieram da periferia, costumam se assustar, achar que é um monte de gente bagunceira e mal educada, quando na real não é isso.”

Alex Sousa

O criador do grupo “A Rua é Grau” leva os encontros como forma de empoderar a cultura periférica em lugares que não são bem vistos.

Em geral, as práticas são feitas em ruas menos movimentadas ou até mesmo fechadas e praças, evitando o conflito com pedestres e outros veículos. Porém, para Alex, ainda falta um espaço para que o grau seja praticado.

“Se você anda de skate, em alguns parques e praças têm o espaço para andar. Se você joga futebol, tem uma quadra para você jogar, o grau não. A rua não é o local adequado, no parque arrumam confusão conosco”, ressalta.

Segundo adeptos do grau ainda faltam espaços adequados para a prática na cidade @Luiz Lucas/Agência Mural

​​Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, há dois locais destinados à modalidade na cidade – não especificamente para a prática do grau.

Um deles fica no Centro de Esportes Radicais, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700, no Bom Retiro, com horário de funcionamento das 7h às 22h.

O outro local, que também não é em uma região periférica, é a pista de bicicross que fica dentro do Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, 35, em Moema, distrito da zona sul. É possível utilizar o espaço das 6h às 22h.

244

Além de reivindicar mais espaços, uma parcela dos adeptos do grau defende que a prática não é crime.

O Artigo 244 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda, além da condução da moto sem capacete e outros, é crime de trânsito com infração gravíssima, levando a multa e suspensão do direito de dirigir”. Não há, contudo, referência a bicicletas.

Muitas letras de funk também fazem referência ao artigo cantando que “244 não é crime”, mesmo a lei se referindo apenas a motocicletas e não a bicicletas. As músicas “244 – Chama no Grau”, de MC Braz, e “244 Não é Crime”, de MC Iguinho da Capital, são alguns exemplos.

“A gente defende a ideia do ‘244 não é crime’ pois acreditamos que não está interferindo na vida de ninguém, pessoalmente eu levo o grau como um esporte da periferia”, conta Gustavo.

Lei proíbe grau com moto, mas não faz referência a bicicletas @Luiz Lucas/Agência Mural

Até a mãe dele é uma das incentivadoras, embora reclamasse no início. Ele a tranquilizava mandando fotos e vídeos dos eventos, agora é ela quem divulga o filho. “Direto ela posta meus vídeos mandando grau.”

No caso de Alex, é diferente. Ele conta que a mãe sonha que ele venda a bicicleta.“Até entendo a preocupação dela. Andar de bicicleta na maior metrópole da América Latina não é uma missão fácil. Mas quando ela começou a ver o reconhecimento pelo esporte, ficou mais tranquila”, comenta.

Ele diz acreditar que quando conseguirem mostrar que é um movimento organizado e seguro, mais pessoas vão aderir.

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Luiz Lucas

Formado em jornalismo. Se entendeu como periferiano através do coletivo Desenrola E Não Me Enrola. Ama rap nacional e é muito fã de Emicida #ubuntu Correspondente do Jardim Ângela desde 2021.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE