APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Mateus Monteiro/Agência Mural

Por: Mateus Monteiro

Notícia

Publicado em 22.01.2024 | 15:23 | Alterado em 22.01.2024 | 15:29

Tempo de leitura: 3 min(s)

O primeiro contato que Ed Mauro Teixeira de Almeida, 44, teve com o rap foi na adolescência, ao ouvir o disco ‘Holocausto Urbano‘ dos Racionais Mc’s, disco emprestado por um amigo. Contudo, foi durante a visita do grupo à escola onde estudava, em 1995, que a conexão dele com o gênero se fortaleceu e se transformaria na causa de vida dele. 

Ed é Cocão Avoz, cria do Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo, e que há 25 anos é uma das vozes importantes do rap paulistano, no qual busca transmitir sinceridade e simplicidade por meio da música. Hoje, ele também busca seguir o exemplo inspirador e tem levado a voz para diversas escolas da capital.

Em 1998, ele se mudou para o Jardim São Luís, também na zona sul, local onde ainda mora e onde viu muitas mudanças. “Vejo um avanço nos projetos culturais desde que cheguei ao bairro”, avalia o artista. “No início, havia poucas opções. Conforme as pessoas foram percebendo a necessidade dessas iniciativas na quebrada, houve melhorias significativas”, ressalta.

Ele cita os saraus, a Fábrica de Cultura da região, e casas de cultura, como o Bloco do Beco e a Casa dos Meninos, um projeto com atividades voltadas para jovens da periferia.

Cocão começou a carreira no fim dos anos 1990 @Mateus Monteiro/Agência Mural

Foi volta dessa época que decidiu seguir a carreira de MC durante o show do grupo ‘Irmãos de Sangue’, em 1999. Ele lembra que teve uma conversa decisiva com o amigo Leandrão, em uma Cohab da região, onde surgiu o grupo “Versão Popular”. O nome refletia a ideia de “versar” sobre a população, oferecendo aos integrantes uma forma de expressão única.

“Nós queríamos fazer parte do no hall do rap, de entrar nesse universo, de se inserir com essa massa de manos e minas que fazem a música acontecer”, salienta Cocão.

Os dois ainda permanecem no grupo, que também inclui Dj Zeca e Kelly Neriah. “A mensagem que o grupo pretende passar é a de correr atrás dos nossos sonhos, ter orgulho das nossas origens e não desistir”, afirma a cantora Kelly Neriah, 40.

No entanto, devido às demandas pessoais de cada um, o grupo entrou em um período de pausa, com apresentações esporádicas.

Em 2016, o artista iniciou a carreira solo e a acrescentou “Avoz” no nome artístico, por conta de uma música do Versão Popular que não chegou a ser lançada. Desde então, continuou trabalhando músicas que buscam dialogar com o cotidiano das periferias, como “Diarista”, “De Volta Pra Casa” e “No Último Vagão”.

Além disso, ele já dividiu o palco com grandes nomes do rap nacional, como Racionais MC’s, Emicida, NDEE Naldinho, RZO, GOG, Rael, Consciência Humana e Sabotage.

‘O rap me deu caminhos de sobreviver e visão para várias coisas. É um meio de expressão para nós, que somos negros, de periferia e filhos de nordestinos. Proporcionou a oportunidade de ir buscar o que é nosso’

Cocão Avoz

Nas salas de aula

O artista, ao longo da jornada, estabeleceu parcerias frequentes com escolas, utilizando o hip-hop como ferramenta de comunicação acessível. Inclusive, é um trabalho que não pretende abandonar. “O hip-hop como linguagem na escola é muito importante”, diz o artista.

A música “De Volta para Casa”, por exemplo, tem o clipe gravado em uma unidade escolar, no qual Cocão aparece como professor e com a participação do poeta Sérgio Vaz.

Cocão tem se dedicado a levar a poesia para escolas das periferias @Mateus Monteiro/Agência Mural

Em 2023, foram feitas cerca de 50 apresentações, sendo a maioria em escolas. Em um único mês, em setembro, ele realizou shows em nove escolas com o evento “poesia do rap”.

Em muitas vezes, os convites são feitos por professores e coordenadores das instituições de ensino. Na Escola Estadual Ruy Mesquita, na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, o rapper fez uma apresentação para mais de 130 jovens em novembro. O objetivo da palestra foi falar sobre o projeto de vida, remetendo a importância de ir atrás dos sonhos.

“Os alunos adoraram a presença dele, se identificaram muito com o Cocão, principalmente por causa das falas e poesias. O rap retrata o cotidiano da periferia, que é a realidade deles”, diz a vice-diretora Marina Cerra, 42.

Na Cooperifa

Desde 2003, o cantor integra os trabalhos da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), onde participa dos saraus recitando poesias durante as apresentações no bar do Zé Batidão.

Em 2019, lançou o livro ‘Pra não dizer que não falei das ruas’, uma criação inspirada por suas experiências na Cooperifa, letras de hip-hop e pelo desejo de ampliar a expressão artística, com prefácio do poeta Sérgio Vaz e posfácio do DJ KL Jay.

Foi nesse projeto cultural que ele deu início ao processo de declamar poesias, por admirar a potência que a oralidade traz desse movimento. “O rap é ritmo e poesia. Na Cooperifa eu tiro o ritmo e deixo a poesia”, afirma Cocão.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Mateus Monteiro

Jornalista. Porta-voz da periferia, lugar que tem afinidade desde o seu nascimento. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE