APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

O impacto da pandemia na educação de imigrantes; ouça o podcast

Só nas escolas municipais de São Paulo estão matriculados cerca de 6 mil estudantes estrangeiros; na zona leste, 59% dos alunos imigrantes são bolivianos

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 26.10.2020 | 17:47 | Alterado em 26.10.2020 | 17:56

Tempo de leitura: 2 min(s)

Neste episódio, o Em Quarentena falou sobre os impactos causados pela pandemia na educação dos imigrantes que vivem em Guaianases, na zona leste da capital.

Desde que chegou, o coronavírus contribuiu para evidenciar muitos dos problemas já existentes nas periferias como a falta de acesso à internet, falta de dinheiro, insegurança alimentar e incertezas sobre o futuro. 

Para as crianças imigrantes que vivem no Brasil, além dessas situações, o período de pandemia intensificou ainda mais outros obstáculos. 

Somente nas escolas municipais de São Paulo estão matriculadas cerca de 6 mil estudantes estrangeiros. Recentemente, o repórter da Agência Mural, Lucas Veloso, conversou com pais e alunos imigrantes, além de professores e especialistas sobre essa realidade. 

“Eles relatam que alimentação, a comida é uma das dificuldades das crianças nesse tempo de pandemia. Porque a escola, além da questão da educação é o espaço onde elas têm para ter uma alimentação saudável, uma alimentação que permite que elas passem o dia saudável, enfim”. (ouça a partir de 01:08

Veloso também contou que outro problema enfrentado pelas crianças neste período é o acesso à educação, às aulas online. “Longe das salas de aulas, com o distanciamento social, enfim, elas não tem outra forma de aprender. Porque essas famílias não têm celular, não têm computador em casa. O acesso remoto é muito mais dificultoso”. (a partir de 01:26

Na zona leste, 59% dos alunos imigrantes, que estudam na rede estadual, são bolivianos, seguidos por haitianos, angolanos e venezuelanos. 

O advogado Sidarta Borges Martins, que trabalha no Adus, instituto de Reintegração do Refugiado, explicou que, mesmo antes da pandemia, a criança imigrante em fase de alfabetização já tinha características diferentes na aprendizagem. 

“O aluno que está sendo alfabetizado, a criança de seis, sete anos, que tem pais que falam em casa outro idioma que não o português, é uma criança bilíngue que está sendo alfabetizada, está aprendendo dois idiomas ao mesmo tempo. Então esse aluno, na escola ele demora um pouco mais para aprender”. (ouça em 02:13)

A Agência Mural perguntou à Secretaria Municipal de Educação sobre as questões envolvendo a educação remota de alunos imigrantes. Em resposta, a Secretaria informou que foram traduzidas partes dos cadernos pedagógicos “Trilhas de Aprendizagem” para inglês, espanhol e francês, para atender esses estudantes e suas famílias. O material está disponível online no portal da Secretaria Municipal de Educação.

Para saber mais sobre o assunto, acesse a reportagem completa no site da Agência Mural

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #44 – Segunda Temporada – O impacto da pandemia na educação de imigrantes.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE