• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Como estão funcionando os parques em SP após a flexibilização; ouça o podcast

70 parques municipais e os 9 estaduais foram reabertos em São Paulo, após 111 dias fechados por conta do coronavírus

Desde o dia 13 de julho, os parques municipais e estaduais foram reabertos em São Paulo. O “Em Quarentena” traz informações sobre horários e protocolos de segurança que devem ser seguidos pelos parques e frequentadores durante a pandemia da Covid-19. A medida faz parte de mais uma etapa da flexibilização da quarentena.

O podcast também conversou com dois usuários que visitaram parques nas periferias da capital para saber como estão funcionando na prática. 

Gabriel Lopes, correspondente da Agência Mural em Aricanduva, na zona leste de São Paulo, foi conferir como estava a situação do Parque do Carmo. “Por conta do tamanho do parque e eu estava de bicicleta sozinho. Não tive contato com ninguém, nem proximidade com nenhuma pessoa. Já esperava mesmo que isso fosse acontecer”.  (ouça a partir de 00:54)

“Vi bastante funcionários, seguranças, principalmente, e alguns funcionários de limpeza e jardinagem. Todos trabalhando com máscaras. Eu não saberia dizer se tinha menos ou mais funcionários das outras vezes que fui antes da pandemia. Não senti diferença. E o parque não estava cheio”. (a partir de 01:39)

A moradora da favela Jardim Monte Azul, na zona sul de São Paulo, Kátia Simão, compartilhou o que sentiu ao poder voltar a frequentar um parque. “O sentimento que eu tive ao voltar para o parque foi de liberdade e de agradecimento ao mesmo tempo. […] O verde parecia estar mais verde. Foi muito reconfortante voltar a ter acesso ao parque”. (a partir de 03:17)

Kátia falou sobre os cuidados que teve durante a visita ao parque. “Eu não frequentei o toalete. Me senti segura em relação ao coronavírus porque tomei todas as minhas precauções de medidas de segurança” (em 04:00

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #70: Como estão funcionando os parques em SP após a flexibilização.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast. 

 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários