• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Sem horário eleitoral na TV, Diadema, Guarulhos e Osasco têm propaganda no rádio

Enquanto TV impõe propaganda da capital, emissoras de rádio com sede nas cidades transmitem propaganda de eleições municipais
Candidatos na Grande SP não tem horário previsto na TV abertaMagno Borges/Agência Mural

Desde o dia 9 de outubro teve início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para divulgar as propostas de candidatos a prefeito e a vereador nas eleições 2020. Mas se assistir a propaganda obrigatória para muitos é chato, imagine para quem é obrigado a ver os candidatos de outra cidade?

É o que acontece na Grande São Paulo. Quem vive fora da capital não tem tido informações sobre a sua cidade por esses informes. 

Sem TVs locais, moradores de 37 cidades da região metropolitana têm acompanhado na TV a situação dos 14 concorrentes à Prefeitura de São Paulo. Ou seja, sabem mais das pautas e debates relacionados à situação paulistana do que sobre onde irão votar. E, além do horário fixo, há 70 minutos de inserções diárias durante as propagandas comerciais. A exceção é Mogi das Cruzes, onde a propaganda é transmitida pela TV Diário.

As falas e propostas sobre candidatos da Grande São Paulo onde não há TV podem ser acessadas nas redes sociais e com a campanha dos concorrentes no dia a dia. Há algumas emissoras na TV aberta digial que transmitem, como o canal 48.1 – NGT, em Osasco, e o canal 58.1 – TV Século 21, de Guarulhos.

Uma outra alternativa, pouco conhecida, é ouvir o horário eleitoral no rádio. A medida, contudo, não está disponível para todas as cidades. 

Emissoras que transmitem horário eleitoral em cada cidade
Cidade Rádio Módulo Frequência
Arujá Kiss FM 92,5
Arujá Ômega FM 106,9
Diadema Nativa FM 95,3
Diadema Rádio Mix FM 106,3
Guarulhos Top FM 104,1
Itapecerica da Serra Tropical FM 107,9
Itapecerica da Serra Musical FM 105,7
Mogi das Cruzes Rádio Amor e Graça FM 88,5
Mogi das Cruzes Transcontinental FM 104,7
Mogi das Cruzes Metropolitana FM 98,5
Osasco Alpha FM 101,7
Osasco 89 FM FM 89,1
Salesópolis Bendita FM 101,5
Santo André Energia 97 FM 97,7
Santo André Aleluia FM 99,5

Das 39 cidades da região metropolitana, ao menos oito têm tido a propaganda eleitoral em rádios comerciais em emissoras de FM (frequência modulada). Apesar de algumas dessas emissoras serem famosas na capital, a concessão delas foi dada para atuar em cidades vizinhas.

É o caso da Alpha, por exemplo. No horário determinado, às 7h e às 12h, a propaganda eleitoral nela é dos candidatos de Osasco. A transmissão do município também é feita na 89FM. No caso de Guarulhos, é possível acompanhar na Top FM. A Mix e a Nativa, por sua vez, transmitem o cenário político de Diadema

Além delas, Arujá, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santo André também possuem emissoras de rádio que transmitem a propaganda. 

VEJA TAMBÉM:
A um ano da eleição, Grande SP tem 500 obras paradas ou atrasadas
Confira a cobertura das eleições 2020 nas periferias da Agência Mural

Ter a sede da emissora, contudo, nem sempre resolve a questão. Osasco tem o SBT localizado no município, mas o horário eleitoral segue sendo o da capital. Ao mesmo tempo, se os candidatos não enviarem materiais, as emissoras podem não transmitir.

Outros tipos de veículos como rádios comunitárias também podem transmitir o horário eleitoral, mas dependem de acordo entre os concorrentes. Em Embu-Guaçu, por exemplo, os candidatos optaram por não fazer a transmissão. 

O horário eleitoral segue até 12 de novembro, três dias antes da votação em primeiro turno no domingo (15).

*Correção em 21 de outubro: algumas emissoras de TV aberta digital transmitem o horário político de Osasco e de Guarulhos, ao contrário do publicado inicialmente. 

Paulo Talarico

Editor-chefe de jornalismo, cofundador e correspondente de Osasco desde 2011. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico de locução para rádio e TV. Atualmente, estuda História na Universidade de São Paulo. Gosta de café, Osasco, livros, futebol e cinema.

Osasco

Comentários